Este é um projeto inovador em todos o sentidos. Na proposta pedagógica, na individualização da orientação para a formação - que vai ser montada sob medida para cada participante -, nos recursos utilizados e no know-how transmitido.

Não estamos criando mais um produto no mercado educacional. Temos compromisso com a sua formação para o trabalho e estamos investindo nisso até porque dentre os participantes selecionaremos quem vai trabalhar com a gente.

Em função disso estaremos selecionando os poucos participantes da oficina pelo seu potencial de rendimento, seu interesse e capacidade de dedicação.

Só envie seu currículo se você estiver com disposição para assumir e enfrentar este desafio.  

 

O que é

    A oficina “Realização de Eventos, na prática!”, vai preparar os participantes para o ingresso imediato no mercado da realização de eventos, seja como profissional na área de produção, seja como empreendedores, com  seus próprios projetos;

    A metodologia é radicalmente inovadora, como tudo que a Fazenda Confraria Parque Ecológico e Criativo faz.

    Na prática - mesclando cursos e palestras presenciais, EAD, treinamento em serviço e estágio -os alunos aprenderão fazendo . Tudo orientado por uma mentoria ativa que remotamente - mas permanentemente conectada  - vai  gerenciar a aprendizagem  técnica nas áreas de planejamento, captação de recursos, viabilidade, gestão, marketing e elaboração de projetos.

    Ao concluir o treinamento  os participantes já terão nos seus currículos a experiência das atividades realizadas nos diversos eventos nos quais estarão envolvidos durante o processo de aprendizagem.  Adicionalmente poderão  contar com consultoria especializada para atuar nas áreas dos negócios com evento culturais, sociais, turísticos e esportivos.

    Os alunos que se destacarem – na prática – estarão sendo avaliados para contratação,  para trabalhar nos eventos que serão promovidos pela Fazenda Confraria Parque Ecológico e Criativo, em Juiz de Fora, no ano de 2018. Haverá também a possibilidade, em função da qualidade de seus projetos, de estabelecer parcerias com a rede de Parceiros da Fazenda Confraria,  facilitando seu estabelecimento como produtor independente.

    A coordenação, tutoria e mentoria estão a cargo dos professores Miguel Gomes (PUC-Rio) e Alice Arcuri (UFJF) com notória expertisse na realização de eventos.

Como vai ser

    Obviamente o aproveitamento desta formação está diretamente ligado  à disponibilidade, motivação e interesse dos alunos. Em função disso, não existe uma duração fixa para a conclusão do processo formativo que é determinada pela própria performance do aluno – em avaliações periódicas com seus mentores –  em função do seu desempenho dentro de um período mínimo de 4 meses e máximo de 10 meses. É a formação personalizada inclusive com relação ao currículo. Como consequência disso,  as vagas são limitadíssimas.

    É preciso que você entenda que estamos nos propondo a construir com você - em parceria - , sua formação profissional. Então, se você não estiver com muita disposição para atuar no mercado profissional num curto espaço de tempo - coisa que só será possível em função muito mais de seu empenho e dedicação do que de qualquer outra coisa -  melhor nem começar. 

 Se você estiver interessado em se candidatar a uma vaga envie seu currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se quiser maiores informações ligue para (21) 993146352 este número também é Whatsapp

 

Objetivos:

  • Instrumentalizar o participante para, através de sua performance individual, idealizar, planejar, projetar, captar recursos, divulgar e coordenar a realização de eventos;
  • Fornecer uma visão coerente das áreas e campos de conhecimento necessários para a ação profissional da realização de eventos, nas quais ele deverá se aprimorar ao longo do tempo;
  • Oferecer um roteiro consistente para o aperfeiçoamento autônomo do participante depois de concluído o programa;

 

Metodologia

Fundamentação feita por 6 disciplinas funcionais, com aulas a distância, debates, chats, fóruns e outros recursos de EAD;

Aulas presenciais na Fazenda Confraria aos sábados, na parte da manhã, podendo ser estendido, em função das necessidades de cada aluno, até o período da tarde;

Todo o conjunto de atividades e conhecimentos será definido por cada aluno com seus mentores, permitindo a adequação do programa às necessidades individuais.

 

Formas de participação na Oficina 

 As formas de participação, compromissos e custo dependerão da disponibilidade de cada participante a ser definida em conjunto com os Tutores.

  

Conteúdo programático das disciplinas

 1) Produtor cultural: Quem é este personagem ?

 

Descrição: Nesta disciplina você vai saber o que faz um produtor cultural, qual a sua importância e como é a sua atuação no dia-a-dia da produção. Descubra quais as habilidades e competências necessárias para desempenhar este papel com sucesso e através deste conhecimento, aprimore sua performance profissional.

 

Objetivos: O produtor é responsável pelos projetos e eventos que fazem o nosso dia-a-dia mais interessante, divertido e produtivo.
Neste mercado - em constante expansão e que é um dos mais promissores para os próximos anos - o produtor ainda é desconhecido.

Aqui você conhecerá suas atividades, cargos e funções além das diversas frentes de possibilidades para a atuação do produtor cultural: Arte, Cultura, Entretenimento, Lazer, Turismo e o que precisa saber para poder atuar em cada uma delas.

 

Tópicos: 

O que é ser um realizador de eventos
Trocando as bolas e os nomes
A regulamentação profissional
As organizações
O que significa uma posição no time
Produções independentes e alternativas
Que tipo de atividade que ele tem?
Quadro comparativo Atividades X Nomenclatura
Tabela das competências

 

2 - "O mapa da mina: Como obter sucesso empreendendo"

Descrição: Realizar projetos e eventos pode ser incrivelmente lucrativo. Diferentemente dos outros ramos, você pode iniciar seu próprio negócio na área de eventos sem precisar ter capital ou recursos financeiros. O capital é você, sua garra, criatividade, competência e conhecimento. Invista em ser um profissional melhor, que seus negócios prosperarão.

 

Objetivos: O curso apresenta o caminho das pedras para o produtor cultural e para o realizador de eventos se desenvolver e obter sucesso nesta atividade profissional.
Através dele você ganhará uma mapa e uma bússola para seu aprimoramento profissional em planejamento, criatividade, visão sistêmica e analise de cenários.
Verá também neste curso as possibilidades e requerimentos fundamentais para os produtores no mercado de trabalho ou com seus próprios negócios, como empreendedores.
Aprenderá as posturas e atitudes profissionalmente corretas e desenvolverá métodos racionais para a tomada de decisões que reduzirão a insegurança e o risco em sua atuação cotidiana.

 

Tópicos: - A síntese final, logo de início
- Tempo e dinheiro - faça suas apostas Tempo, idade e projetos pessoais
- Trabalho e prazer - suas escolhas
- Criatividade - a ferramenta
- Criatividade - Truques & Dicas
- Treinando o comportamento criativo
- Jogue a favor das novas ideias
- Sistemas e visão sistêmica - o novo jeito de olhar
- Planejamento - a alma do negócio
- Ter atitudes, tomar iniciativas e decidir
- Tomada de decisões
- Matriz de decisão
- Desatando o nó do empreendimento
- E vamos à luta!

 

3 - "Ambiente Cultural: Onde, como e quando a cultura acontece."

Descrição: O ambiente cultural apresenta crescentes oportunidades de negócios. Se você entender as particularidades dele vai descobrir mais facilmente quais os caminhos para concretizar seus projetos, trabalhando com suas diversas interfaces nas Artes, Cultura, Entretenimento, Esporte, Lazer, Turismo e Comunicação. Transforme possibilidades em oportunidades reais.

 

Objetivos: Neste curso, com duração de 20 h/a, você conhecerá o ambiente cultural, o território onde estão as oportunidades de negócios para o produtor cultural e de eventos. Vai entender o que é cultura, suas dimensões e como ela se manifesta em nossa sociedade.


Conhecerá as interfaces, possibilidades e perspectivas para o desenvolvimento de projeto em todas as linguagens: música, cinema, teatro, vídeo, artes plásticas e espetáculos. Conhecerá as interfaces reais para seus projetos nas Artes, Cultura, Entretenimento, Lazer, Esportes, Turismo e na Comunicação. Entenderá ambiente cultural, contextualizado, em todas as suas dimensões.
Verá a importância econômica do PIB da Cultura e o conceito de economia criativa que potencializa o mercado de trabalho para o produtor, seja como empreendedor, seja como gestor de projetos que despertam o interesse dos consumidores por seus atributos imateriais.

 

Tópicos: - O X da Questão: Â Conceito de cultura e de produto cultural; 
- Produções comerciais e não comerciais; 
- A cultura na sociedade do entretenimento; 
- Conceitos: indústria cultural; cultura de massas; produção cultural, patrim ônio cultural, evento cultural, 
atividade cultural, manifestação cultural e realização cultural; 
- Panorama da atuação na área da produção cultural e o papel  produtor cultural;
- Nas sociedades de consumo e de massa
- As dimensões da cultural
- Patrimônio Cultural 
- Ambiente cultural 
- Transversalidade da cultura
- Oportunidades de negócios com a Cultura

 

Processo de aprendizagem: Integralmente online

 

4 - "A invenção dos eventos: Da concepção e à conciliação de interesses”

 

Descrição: Os eventos estão cada vez mais populares e se apresentam como uma atividade profissional de futuro promissor. Mas o mercado se torna cada vez mais exigente demandando planejamento, seriedade e muita técnica. E isso está apenas nas suas mãos.

 

Objetivos: Os eventos estão cada vez mais populares e se apresentam como uma atividade profissional de futuro promissor. Por outro lado, o mercado se torna cada vez mais exigente demandando planejamento, seriedade e muita técnica.
Conceber e idealizar um projeto ou evento é um mix de técnica e arte. É um processo. Dele surgirá algo que vai solucionar problemas, conciliando interesses e motivações. Um projeto "bem bolado", deixa todo mundo feliz.
Neste cursos você conhecerá os pontos críticos, nos quais você precisa concentrar sua atenção, enquanto estiver criando seu projeto. Conhecerá os eventos, seus tipos, e aprenderá a modelar seu projeto buscando conciliar e a solucionar problemas. Verá que a viabilidade do projeto é construída em sua concepção, tanto na busca de patrocinadores quanto atraindo o público e conseguindo um lugar ao sol do mercado.

 

Tópicos: - O que é um evento
- O paradoxo de Bicalho
- Tipos e formatos de eventos
- Tipologia
- Para o que serve um evento?
- Motivação para o consumo de eventos
- O que pretendem os realizadores dos eventos
- Modelando um evento
- Criando o clima
- Todo evento é uma solução
- Compreendendo os agentes
- Estudo de casos - Soluções
- Viabilizar seu projeto é fazer escolhas

 

5 - "Viabilidade: O Marketing é o seu negócio"

Descrição: Conhecer seu público, perceber desejos, descobrir um nicho de mercado, buscar repercussão, fazer diferença, criar projetos que interessem e consigam se viabilizar. O marketing é a alma do seu negócio!

 

Objetivos: Os projetos e eventos culturais estabelecem relações específicas e particulares com seus clientes. Conhecer seus clientes e gerenciar estas relações é fundamental para o sucesso de seu projeto.
Cada grupo de clientes tem seus próprios interesses e motivações. Para cada grupo deve ser estabelecida uma estratégia e uma abordagem diferentes. 
Neste curso você vai conhecer as técnicas necessárias para criar uma imagem, gerar uma expectativa, divulgar e atrair público e patrocinadores.
Interação com o público, ocupar espaços de mercado, realizar projetos interessantes e captar recursos são funções que o marketing ajuda a alcançar.

 

Tópicos: - A orientação e a desorientação dos produtos e dos produtores
- Onde focar sua visão?
- Marketing e mercados
- O Marketing Cultural e o marketing na Cultura
- O que é marketing
- Entendendo os mercados
- Preço e relações de troca
- Atendendo aos clientes
- Mirando no patrocinador
- Tanta propaganda funciona?
- A divulgação
- Merchandising editorial
- Ambiente cultural para os negócios
- A economia criativa aponta para novas parcerias para os produtores culturais.
- Transversalidade da Cultura

 

6 - "O projeto: A organização de um evento, produto ou serviço"

Descrição: Ter um projeto é condição fundamental para entrar em editais, buscar patrocinadores e captar recursos. A apresentação de suas ideias de forma estruturada é fundamental para orientar sua equipe, controlar seus custos e para fazer seu evento bombar.

 

Objetivos: Desenvolver o projeto, formalizando-o é o ponto de partida para a captação de recursos junto a patrocinadores e em editais públicos.
Formatar o projeto em papel e apresentá-lo das mais diversas maneiras - dos formulários eletrônicos às reuniões com patrocinadores - é uma dos principais desafios do produtor cultural.
Neste curso você vai aprender a organizar os inú meros insumos e recursos empregados na sua realização. Vai conhecer técnicas de Planejamento e Controle da Produção, orçamentos e tomada de decisões. Técnicas de formatação e apresentação do que foi projetado.

 

Tópicos: - O que é projeto
- Da idealização ao projeto
- Sistemas e visão sistêmica
- Planejamento
- Não tem certo ou errado. Só escolhas.
- Pondo ordem nos pensamentos
- Controle a produção
- Orçamento
- Apresentação do que foi projetado